ShareThis

sábado, 4 de maio de 2013

Emagrecendo com as Frutas

Como falamos no artigo anterior, essa semana citaremos os sete grupos de alimentos mais importantes do mundo, o último que falamos foi o dos legumes e hoje falaremos sobre a importância das frutas na nossa alimentação. De modo geral as frutas têm inúmeros benefícios, como por exemplo, frutose e levulose que são os açúcares naturais, água, vitaminas, nutrientes, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas. E o melhor é que tudo isso a um custo que cabe no seu bolso, uma enorme variedade e um valor calórico baixíssimo. As frutas, também, são ricas em substâncias antioxidantes, o que combate as moléculas que danificam as células do nosso corpo.
Em nível de importância, e aqui podemos usar como parâmetro a “Roda dos Alimentos”, as frutas estão em terceiro lugar perdendo apenas para os cereais e para as hortícolas (legumes). Sendo assim é imprescindível que façamos o consumo desses alimentos diariamente, e nas devidas porções. A quantidade ideal que devemos ingerir por dia é de até cinco tipos de frutas, tendo em vista a realidade dos brasileiros, alguns especialistas apontam que se o consumo for de até três tipos por dia já está dentro do exigido para uma dieta saudável e rica em nutrientes.

No Brasil o consumo de frutas está muito abaixo do que é solicitado, para os adultos varia de uma porção a nenhuma, e para as crianças as estatísticas são mais assustadoras chegando a nenhuma porção de frutas para a maioria. Isso preocupa bastante a maioria dos especialistas, pois como dissemos no início a fruta traz muitos benefícios e é indispensável para o bom funcionamento do organismo em vários aspectos. Assim nos resta refletir a respeito de como está a nossa alimentação e a da nossa família, para que seja possível uma reeducação alimentar, com o objetivo de uma melhor qualidade de vida.
Para facilitar esse processo o www.emagrecercomdietas.com.br trouxe umas dicas para que você consuma as frutas ideais para a época em que estamos:
JULHO: abacate, abacaxi, banana, fruta-do-conde, laranja, mamão, morango, poncã, tangerina-cravo.
AGOSTO: abacate, abacaxi, banana, fruta-do-conde, laranja, mamão, morango, nêspera.

Existe uma série de outras frutas que não estão nessa lista, mas devem ser consumidas ao longo do ano, para que você faça um bom proveito o ideal é que a escolha, na hora da compra, seja bem feita, pois as frutas devem estar com aspecto fresco e maduro o suficiente para o consumo. As embalagens que vendem com frutas picadas prontas para comer, não são indicadas, pois tem um risco maior de terem bactérias e de estarem embaladas há muito tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...